sexta-feira, 24 de abril de 2009

Feijoada Completa

Depois de incansavelmente ir aos restaurantes comer feijoada e quase sempre sair frustrada, por não achar o gostinho que me deixa com aquela vontade de voltar de novo lá, resolvi eu mesmo achar meu jeito inesquecível de fazer feijoada. Não é que descobri, e conto tudinho nesse post.

Vou deixar o passo a passo. Saber escolher o feijão e colocar os salgados certos são o segredo da feijoada saborosa e inesquecível.

1º passo: a lista de compras no super-mercado

1. A escolha do feijão preto.
O bom feijão preto, não tem "marca". Vale mesmo é a safra. Tem que fazer um furinho no saco, pegar um grãozinho e morder. Na mordida, ele tem que estar macio, não tem que estar duro. Quanto mais macio, melhor vai ser o caldo do feijão. Se comprar feijão duro, o caldo não aparece e fica aguado, horrível.

2. A escolha dos salgados.
Escolher os salgados tem tudo a ver com a personalidade que você quer dar à sua feijoada. Mas o básico tem que ter, para a sua feijoda ficar imperdível. Aqui vai a lista:

a. Carne seca: sugiro que tenha 2 tipos de carne seca. Aquela bem carnuda, de 1ª, prá matar a vontade de quem gosta de carne seca, e aquela bem fininha, de 2ª, prá deixar mais gosto no feijão.

b. Lombinho: tem que ter também, dá um tchan na feijoada.
Se encontrar lombinho defumado, compre então esse!

c. Paio: escolha paio de boa marca, pois isso garante sabor, e o paio é personalidade forte nesse prato.

d. Linguiça: escolha a de uma marca que faça boa e saborosa linguiça.

e. Orelha, pé, rabinho: isso tudo, coloque, um de cada, deixa gosto bom na feijoada.

f. DEFUMADOS: os defumados fazem uma tremenda diferença. A costela defumada, é a que mais vejo nas gôndolas. Se você achar outros salgados defumados, não hesite: compre.

g. Bacon defumado (toucinho defumado) : dê uma cheiradinha na peça, pois os de boa qualidade têm um cheirinho bom de defumado.

OBSERVAÇÃO: A quantidade de cada salgado, como disse acima, vai depender da ênfase que você pretende dar à sua feijoada. Em geral, o paio, a carne seca e a linguiça são calculados de acordo com o número de pessoas.

3. Uma boa farinha para fazer a farofa.

4. Cebola, alho, louro (opcional), pimenta do reino, óleo - tudo isso para o refogado.

5. Couve

6. Arroz

7. Laranja pera ou laranja seleta


Modo de fazer:

a. Na véspera:
1. Deixe o feijão catado e lavado, de molho, da noite para o dia.
2. Deixe de molho os salgados, trocando a água, pelo menos umas 3 a 4 vezes.

b. No dia:
1. Afervente todos os salgados. Quando a água ferver, apague o fogo. Corte os salgados em pedaços de tamanho médio, e despeje-os na panela de pressão, desprezando esta água fervida.

2. Ponha o feijão com a água do molho, na panela, junto com os salgados.

3. Inicie o cozimento, deixando tudo cozinhar em fogo baixo a partir do chiado da panela de pressão.

4. Calcule o tempo de 1 hora aproximadamente, e depois apague o fogo.

ATENÇÃO:
Antes de mais nada, cuidado para não colocar sal na feijoada! O sal só será posto depois que a feijoada estiver TOTALMENTE PRONTA! Aí, nesse momento, o sal entra apenas para corrigir o sabor, se for o caso!!!!

Para o refogado:

Ponha óleo numa panela, ponha 3 ou 4 cebolas.
Muito dente de alho, uns 12 a 14 dentes.
Umas 3 folhas de louro.
Toucinho defumado em cubinhos, umas 4 colheres de sopa.
Quando tudo ficar bem fritado, tom bastante escuro, quase marrom, apague o fogo e jogue o refogado no liquidificador com um pouco de água filtrada para bater bem.

Quando apagar o fogo da pressão, espere a panela esfriar um pouco para destampar e despejar o refogado do liquidificador.
IMPORTANTE: Deixe ferver bem, em fogo baixo, para incorporar o sabor do refogado à feijoada. Nesse momento é a hora de acertar o sabor do sal e da pimenta, a gosto.

Aí está a feijoada. Pode serví-la toda junta com os salgados ou colocar os salgados em uma vasilha à parte.

Agora seguem os acompanhamentos, que compõem a feijoada completa:

1. A couve, cortada bem fininha e frita ou no bacon ou na manteiga, como quiser.

2. A farofa, o melhor é uma farofa saborosa, porém simples, para não competir com o feijão da feijoada. Faço-a na manteiga ou óleo, frito com 1/2 cubinho de caldo de bacon, por exemplo.

3. O torresmo faz parte do prato, mas confesso que carioca não sabe fazer torresmo, isso é coisa de mineiro, por isso, não ponho torresmo na minha feijoada, além do fato de ser uma caloria dispensável nesse prato já tão calórico.

4. O arroz branco e bem soltinho, faz o pano de fundo, para o sabor da feijoada...

5. Rodelas de laranja também compõem a nossa feijoada completa, e além de combinar no paladar, está comprovado que nutricionalmente esse acompanhamento é perfeito!

6. Finalmente, a caipirinha é a bebida da hora para esse prato típico e saborosíssimo.
Faça assim:
Esprema limões e complete com pouca água, para não ficar ralo demais. Ponha a cachaça, de boa qualidade, faz diferença! Acrescente açúcar ou então adoçante, que é o meu caso. Muitos cubos de gelo e está pronta.

7. Sobremesa, em geral, cai bem uma sobremesa bem brasileira, tipo quindim ou pudim de leite. Uma mousse ou sorvete de limão podem combinar bem para a sobremesa.


Bom apetite!!!! E se exagerar, corre e toma um chá de boldo bem morninho, rsrsrsrrs!!!!


Não tenho aqui as fotos mas acreditem, minha feijoada é elogiadíssima, o feijão fica com aquele caldo bem grosso, chocolate...hummm...parei por aqui!!!!


Um comentário:

Cris disse...

Hum que delícia, e carioca entende de feijoada, amei suas dicas. Beijos!